quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Escritor mais bem pago do mundo

O escritor norte-americano James Patterson, é o mais bem pago do mundo. Segundo a revista americana Forbes, Patterson arrecadou 84 milhões de dólares entre Maio de 2010 e Abril de 2011, com a publicação de 10 obras. No topo da lista estão também os nomes de Danielle Steel, que arrecadou 35 milhões de dólares e Stephen King, com 28 milhões de dólares. Pelo segundo ano consecutivo a liderar a lista, James Patterson é um autor prolífico: tem até ao momento mais de 80 livros publicados. Desde 2009 as vendas aumentaram.
O autor colabora com alguns escritores (que desenvolvem partes das histórias), o que lhe facilita manter a regularidade nas publicações. Além disso, os contratos com editores impelem-no a um ritmo de trabalho invulgar. Neste momento Patterson tem um acordo com a Hachette, para a publicação de 17 livros, num negócio de há dois anos e que envolve, segundo a revista Forbes, 150 milhões de dólares. O autor já disse que a estimativa não estava concluída.
James Patterson, vendeu mais de 150 milhões de exemplares e está traduzido em 49 línguas; Publicou a primeira obra em 1976 e tem uma data de bestsellers.
Cinco livros seus foram usados como inspiração para filmes e está prevista para este ano a utilização de alguns livros para realização de filmes. Os seus populares livros de suspense têm sido criticados por serem considerados vulgares. Stephen King, chegou mesmo a afirmar: “James Patterson é um escritor péssimo, mas tem muito sucesso.” A colaboração com outros autores recebe, igualmente, diversas críticas.
Surpreende que, num momento particularmente delicado para os livros, com o declínio nas vendas do livro em papel e o fechamento de várias livrarias, ganhe-se tanto dinheiro.
Belarmino Coutinho

Sem comentários:

Enviar um comentário