quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pottermore

A saga do feiticeiro Harry Potter, escrita pela britânica J.K Rowling, que compreende sete volumes, é sem dúvida um dos maiores êxitos editoriais do nosso tempo: 450 milhões de exemplares vendidos, traduzidos em 67 línguas, milhões de euros ganhos e consequente colocação da autora na posição de mulher mais rica na história da literatura.
Iniciada em 1997 com a publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal, a série foi concluída em 2007. Porém, o anunciado fim da série não acabou com o universo do feiticeiro. Recentemente, talvez para responder às solicitações dos leitores, e continuar a alimentar o imaginário dos muitos admiradores, a autora anunciou no Youtube a criação do sítio Pottermore, no qual os leitores participarão em “uma experiência online”, podendo dialogar com fãs de todo o mundo, conhecer         detalhes nunca antes revelados sobre a série e contribuir para a construção da história, cada um a seu modo. No vídeo, a autora agradece aos fãs, e adianta que neste sítio o “mais importante será” o leitor.
No dia 31 de Julho, data de aniversário de Harry, os primeiros leitores que se registaram tiveram acesso prévio, que esteve disponível só em Outubro. Além disso, a autora anunciou a venda exclusiva de ebooks no sítio, o que é uma grande novidade, visto que recusou-se sempre a publicar os seus livros em formato digital. Surgiram recentemente queixas de algumas cadeias de livrarias a propósito da venda exclusiva dos ebooks no Pottermore mas um porta-voz do sítio afirmou que a decisão foi tomada para assegurar “uma maior disponibilidade para todos os aparelhos de leitura digital, de forma a alcançar uma vasta audiência”.
Belarmino Coutinho

Sem comentários:

Enviar um comentário